Saturday, December 16, 2006

Cheesecake

Eu simplesmente A-D-O-R-O cheesecake! Como fã de doces que sou, nunca achei que fosse ser capaz de dizer: "Tenho uma sobremesa preferida!". E agora posso dizer que um Cheesecake é a tal :-p

Contudo, demorou até eu achar uma receita que me agradasse... a maioria das que tentava tinha mais gosto de bolo de ricota seco do que de uma cremosa torta. Toda vez me decepcionava! E para aqueles que apreciam tanto a história como a degustação da comida, leia sobre
origem do cheesecake. São tantas as versões que até parecem sobremesas diferentes! A minha "prima" Melzinha (que é uma super-chefe) que me apresentou essa delícia :-) Obrigada, Mel! É uma das minhas preferidas, não simplesmente pelo sabor, mas também pela combinação praticidade + resultado! Se tiverem alguma outra testada e aprovada, por favor me enviem!



Massa: 1 pacote de bolacha Maria triturado + 100g de manteiga em temperatura ambiente + 2 colheres (sopa) de chocolate em pó

Misture os biscoitos com a manteiga e o chocolate em pó. Forre o fundo de uma forma desmontável com a massa, apertando com uma colher.

Recheio: 1 lata de leite condensado + suco de 2 limões +1 copo de creamcheese Philadelphia (tem que ser desta marca pra não errar a consistência; eu uso a versão light) + 3 ovos (claras em neve)

- Misture o leite condensado com o limão e deixe descansar por 5 minutos, para encorpar.
- Misture o creamcheese e as gemas, batendo bem, na batedeira. Incorpore as claras em neve, misturando delicadamente.
- Forre a lateral da forma com uma tira de papel manteiga untado, despeje o recheio sobre a massa e leve ao forno médio por aproximadamente 50 minutos (no meu forno leva no máximo 30 minutos, 180C).

Cobertura: 1 vidro de geléia (sabor preferido: morango, framboesa, frutas vermelhas...) Aqueça numa panela ou no microondas, até se tornar uma calda.

Montagem: Espere amornar para desenformar e retirar o papel manteiga. Decore com raspas de limão. Sirva gelada com a calda quente por cima.

12 comments:

Cris said...

Yummy.... Eu também amo cheesecake. Estou com água na boca. Vou rever as minhas receitas e passo para você por e-mail. Bjs!

Daniela said...

Achei uma gêmela de sobremesa! Cheese cake é o meu fraco! Tenho receita de tudo o quanto é jeito, o problema é que como só eu gosto eu não consigo fazer aqui em casa!
Beijos

Cinara said...

Camila, que coincidência! Eu também fiz cheesecake no fim de semana passado! Teve reunião da família do meu marido, e eles sempre "exigem" o meu cheesecake. Eu bati fotos para publicar no meu blog, mas a minha receita é super diferente da sua! Depois você dá uma olhada... Beijos!

Camila L said...

Cris, Cinara e Dani: estão intimadas a me passarem suas receitas preferidas! rs... quero testar tudo! Aí faço um ranking de todas com meus comentários...eheh

Ai, Dani! Não sei se é pra ficar triste ou feliz q ninguém na sua casa come cheesecake... pq aí dá pra fazer um e comer inteiro sozinha :-o!!!!

Cinara: publica sim! Eu sei q existem milhares de receitas diferentes mas essa minha me agradou mto, acho q por causa do limão...

Márcia said...

Camila,
embora não consiga - acho q nunca conseguirei - ter uma única sobremesa preferida, adouro cheesecake!!
Mas a melhor q comi foi num Japa (???) aqui em recife, em que a torta vinha geladinha, e a calda vinha à parte, bem morninha.
Delííícia!!!
Bjos.

Camila L said...

Pois é, Márcia... acho q o q me agradou nessa receita, além do limão q tá uma quebrada no doce da geléia, foi pq ela é pra ser servida gelada com a calda quente. Qdo sobra, aqueço no microondas e jogo por cima, só no prato mesmo. Não espalho na torta toda. Obrigada pela visita... Beijos!

sonia a. mascaro said...

Sua receita de cheesecake parece deliciosa! Estou tentada a fazer agora no Natal!

Este ano as duas árvores de lichia estão carregadas! Num ano ela carrega no outro não dá quase nada. Pensei em fazer geléia, se eu acertar eu dou a receita.

sonia a. mascaro said...

Obrigada Camila por colocar "Leaves of Grass" nos seus links! "Food, Family & Fun!" também está nos meus. Beijos, Sonia.

Camila L said...

Sônia, a receita parece simples mas vale muito a pena! O resultado é excelente mesmo... depois me conta se testou a receita ou não.

Comi mtas lichias esse natal e lembrei de vc! rs... Beijos ebom ano novo!

Anonymous said...

Ca, essa foto eu conheco, hein?? Sou testemunha deste cheesecake!! Otimo, pena que no mesmo dia experimentei outras das suas delicias culinarias e nao coub tanta sobremesa, hahahahha, bjos... Gabi

Camila L said...

Gabi: acho q a foto não icou mto fiel ao gosto pq eu tava com mta pressa de comer!!! mas faltaram mesmo as fotos dos nossos burritos q não vêm montados, como esperava a Aline... Beijos e obrigada por passar aqui pra conhecer!

Anonymous said...

Cá:Muito obrigada por espalhar esta receita maravilhosa mesmo...me visita no meu blog que foi vc quem me inspirou a ter um...ah..vc não tirou fotos do cheesecake de chocolate branco do Natal...nossa estava uma delícia, como td que vc faz...esta receita tem que constar no seu blog em? bjs