Thursday, July 5, 2007

Strawberry Shortcake


Esta é a sobremesa que dá o nome àquela bonequinha ruivinha, cherosinha, cheia de sardas que nós aqui no Brasil chamamos de Moranguinho. Ela ainda tem outras amiguinhas com o nome de outras deliciosas sobremesas ou frutas: Blueberry Muffin, Angel Cake, Crepes Suzette, Apricot, etc... Lembro-me de na minha infância colecionar essas bonequinas e hoje ainda tenho alguns exemplares que pude dar para a minha "bonequinha" de verdade.
A receita é bem simples e cai bem nessa época onde os morangos são abundantes e baratos. Eu sempre comi esta sobremesa com pão de ló, mas alguns afirmam que o original deve levar biscuits no lugar. Esta eu tirei do livro "Betty Crocker's Cookbook" publicado nos anos 70. Uma preciosidade cheia de pérolas que ainda vai render posts interessantes.
Aproveitando a nova cara do meu blog cheio de morangos, segue a receita dos Shortcakes:

Ingredientes

2 caixinhas de morangos, fatiados
3/4 xíc. de açúcar
1/3 xíc. de manteiga gelada
2 xíc. de farinha de trigo
2 colh. de sopa de açúcar
3 colh. de sopa de fermento em pó
1 colh. de chá de sal
3/4 xíc. de leite
Margarina amolecida
Chantilly pronto ou creme de leite.

Mode de Preparo

1 - Misture os morangos com o 3/4 xíc. açúcar e deixe descansando por 1 hora para masserar.
2 - Pré-aqueça o forno a 200C
3 - Misture a farinha, sal, colheres de açúcar e fermento numa tigela ou bacia pequena de cozinha. Acrescente a manteiga gelada e corte em pedaços pequenos até os pedaços ficarem do tamanho de ervilhas e a mistura parecer uma farofa.
4 - Acrescente o leite e mistura. Transfira para uma superfície polvilhada com farinha e sove apenas umas 20 vezes.
5 - Modele a massa em formato de uma bola. Abra-a com um rolo, deixando-a com aprox. 1 cm de espessura.
6 - Com um cortador redondo (ou um copo), corte círculos de aprox. 7 cm de diâmetro, sem girar para não selar a massa e evitar que não cresça.
7 - Leve para assar em fôrma não untada, separados por uns 2cm.
8 - Asse até dourar, aprox. 10-12 minutos.
9 - Corte-os ao meio ainda quentes, como sanduíches, e espalhe manteiga.
10 - Disponha os morangos e um pouco do caldo que se formou sobre uma das fatias, um pouco de chantilly e cubra com a outra fatia. Coloque mais morangos e chantilly sobre o 'sanduíche' e delicie-se!

14 comments:

Agdah said...

Eu pensei que tinha entrado no blog errado. Menina, reformou a casa, hein? Adorei o "visu" novo.

Silvia Arruda said...

Adorei o novo visual do blog!! Ficou lindão!! E este doce então, que delícia!! Eu também tinha as bonecas da turma da Moranguinho e até hoje acho todas elas lindinhas!

Eli said...

Que lindo ficou sua casa nova!!! Adorei!! A sobremesa é um pecado! Ai Jesus!! :)
Camila você pode encontrar mirtilos no pão de açúcar, eu vi seu comentário no blog da Agdah.

Eli said...

Só mais um coisinha eu também tenho a coleção das bonequinhas que pra mim é maximo até hoje. hehehe

Dani Rollemberg & Rosa Benvenga said...

Adoro bonecas, e recentemente a minha filha também tomou conta da minha Moranguinho.
Essa tortinha está de babar...
Amei!!
Ótimo final de semana!

Patricia Scarpin said...

Teu blog ficou muito lindo!

E essa sobremesa eu adoraria provar. :)

Elvira said...

Parabéns pelo novo visual do blog. Adorei!

E a receita, então, que maravilha. Eu quero disso para o café da tarde! :-)

Camila L said...

Vc viu só Agdá? Casa reformada! Acho q me inspirei na mini reforma de verdade q tive aqui em casa ;-)

Sílvia, aquelas bonequinhas são uma tentação mesmo né? Até hj qdo pego uma na mão não páro de cheirá-las!

Eli, a sobremesa é boa mesmo! Ainda mais pra mim q sou louca por morangos... sobres os mirtilos, realmente as vezes q comprei foi no Pão de Açúcar, mas mesmo os mercados mas próximos de casa q vendem as frutas congeladas da De Marchi só têm morango e amoras... queria q fosse mais fácil!

Então vc tb tem uma 'moranguinho' em casa? Pior q fazer a coleção das tais não fica nada barato :p Beijos!

Obrigada, Patrícia! Mas sabe q particularmente eu prefiro com o pão de ló?

Obrigada, Elivira! Estou feliz q todas tenham gostado.. está mais 'clean'... Beijos!

Cinara said...

Camila, adoro morangos em sobremesas, menina... E esta, como você disse, é simples, linda e deliciosa! Também adorei a lembrança da Moranguinho... Eu colecionava papéis de carta, e alguns tinham o desenho dela. Eram alguns de meus favoritos! ;o) E seu blog ficou muito chique, viu? Beijos e obrigada pelo link, amiga!

Cláudia said...

Olá Camila, adorei o seu novo visual, tão alegre e combina com a nossa época de morangos. Eu também adorava a Moranguinho, elas vem com cheirino agora. Eu tb colecionava papeis de carta. Tou louca para fazer um bolo branco com morangos...e bonita assim como a sua.
bjs

Cris said...

Hey Camila, eu também achei que estivesse no blog errado! A reforma nesta cozinha ficou linda!!! Strawberry shortcake é uma das minhas sobremesas favoritas, sempre eu ia num Dairy Queen perto de minha casa (lá né... heheheheeh, que saudade) só para comer a sobremesa.

Camila L said...

Ci, pra vc que sempre faz biscuits é uma variação boa de sobremesa... e com creme de leite batidinho com um tico de açúcar fica mto bom tb. não precisa ter chantilly em casa!

Cláudia, bolo branco com morangos é uma das minhas perdições!!! Qdo fizer, me traz uma fatia, sim? :p

Ai, Cris! Viver nos US é uma tentação só... a gente fica mal acostumada depois! Obrigada pela visita!

Camila L said...
This comment has been removed by the author.
Gourmandisebrasil said...

Parece muito gostoso esse shortcake. bjo, Nina