Saturday, June 30, 2007

Pão Italiano (Não Sovado) - do Blog da Cris

É com muito prazer que publico meu resultado para o pão italiano que a Cris , do From Our Home To Yours, nos apresentou há alguns dias, receita do New Yor Times. Não perca tempo em testar esse pão, ele é simplesmente maravilhoso, além de ser muito fácil de fazer. Não precisa ser sovado, apenas requer um pouco de planejamento do tempo porque leva até 18 horas para crescer. Mas ele é tão econômico (somente 5 ingredientes) e versátil (combina com antepastos, geléias ou o melhor e mais simples de todos, uma boa manteiguinha...) que faz valer ainda mais a pena confecioná-lo.

No dia que fiz tinha já deixado pronto um antepasto de beringela da Sílvia, do Doce Casinha para acompanhar, que na verdade é uma receita da nossa querida Lica. O pão fica muito leve e com uma casquinha tão crocante que foi impossível não devorá-lo naquela noite fria com um bom vinho!

Usei uma panela de ferro que comprei especialmente para assá-lo, com tampa, conforme as recomendações da Cris. Mas pode ser feito numa tigela funda e vedar com papel alumínio. E eu não acreditava que nem precisava untar a fôrma! Até chamei a Cris no MSN antes de assá-lo para ter certeza e ela disse: "Não precisa de nada! Ele sai facinho depois". E saiu :-)

Eu já tinha tentado várias receitas de pão italiano, até na máquina de pão, mas nenhum funcionou. Nenhuma foi capaz de resultar numa casca crocante, com a do original, mesmo pincelando com água gelada. Acho que é o único pão que não vale a pena usar a máquina, até porque não precisar (e não se deve!) sovar.

No-Knead bread - Pão Rústico tipo Italiano

- 3 xícaras de farinha de trigo
- 1½ xícara de água
- ¼ colher (chá) de fermento biológico instantâneo para pão (só isso mesmo)
- 1¼ colher (chá) de sal (na próxima vez usarei 1½ colher)
- Fubá, farinha ou farinha integral para polvilhar
- Panela de ferro, vidro ou cerâmica com tampa

1) Misture os ingredientes secos em uma tigela média. Adicione água e incorpore com a mão ou espátula por 30 segundos a 1 minuto. A massa fica meio mole, não precisa acrescentar mais farinha.

2) Cubra a tigela com filme plástico ou tampa e deixe descansar por 12 a 18 horas em temperatura ambiente. Neste período o volume saltou de meio litro para dois litros.

3) Após 12 a 18 horas... A massa estará cheia de bolhas. Retire-a da tigela e sobre uma superfície enfarinhada, dobre-a como um envelope, não amasse, deixe descansar por 15 minutos coberta com filme plástico.

4) Depois de 15 minutos, polvilhe um pano de prato (de algodão, não serve toalha felpuda) com fubá ou farinha, faça uma bola com a massa e coloque-a com o lado das dobras para baixo sobre o pano, polvilhe fubá ou farinha. Cubra com o próprio pano de prato e deixe crescer de 1 a 2 horas em temperatura ambiente ou até dobrar de tamanho.

5) Cerca de meia hora antes de colocar o pão para assar (ou como eu fiz, 15 minutos antes), pré-aqueça o forno a 220-250°C e deixe uma panela de ferro, vidro ou cerâmica aquecendo. Quando a massa estiver pronta, tire cuidadosamente a panela do forno e coloque a massa. Tampe e asse por meia hora. Destampe e asse mais 15 minutos, até dourar.

10 comments:

Agdah said...

Esse danado faz é sucesso...

Eli said...

Tenho paixão por pão! Esse seu ficou de matar. Amei as fotos!!

Cris said...

;-) Você uniu o útil ao agradável, um pão saboroso, com um antepasto delicioso e o vinho tinto, arrasou! Não é nada difícil né, fico feliz que tenha dado certo. Beijão!

Elvira said...

Houve um momento em que o seu blog desapareceu... Felizmente, apercebi-me recentemente que continua de existir e sempre com coisas deliciosas. :-)

Já agora, você não se quer juntar à nossa comunidade de blogs culinários em língua portuguesa...? Basta cadastrar-se como usuário e depois submeter o blog. É aqui: http://www.cozinhasdomundo.com/

Beijão.

Patricia Scarpin said...

Seu pão ficou maravilhoso!

Camila L said...

Pois é, Agdah.. aposto que vc deve estar vendo essa receita em todo lugar ultimamente... precisa postar pra provar q é bom mesmo!

Lica, tenho certeza q o seu vai ficar melhor aninda feito por suas mãos de fada!

Cris: vc q deu a dica! Adorei!

Obrigada, Elvira! Já me cadastrei lá na comunidade ;-)

Elogio vindo de vc, uma Daring Baker, é pra ficar honrada, patrícia :p

Cris said...

Camila, o pão está com muito bom aspecto e não precisa de ser amassado...vou guarda esta receita e experimentá-la!!
Beijinhos

Anonymous said...

Adorei seu blog!Você tem receitas deliciosas,vou voltar sempre.
Este pão italiano com esta beringela esta demais!!!

Silvia Arruda said...

Que delícia, Camila!! Este pão ficou lindão! E este antepasto de berinjela da Lica é sensacional, né?

Cláudia said...

Eu também estou louca para fazer este pão da Cris, e o antepasto da Lica, do próximo fim de semana não passa.

Beijos