Wednesday, September 5, 2007

Teriyaki Shrimp Skewers

Eu sei que a foto não ficou muito boa, mas nossa pressa em devorá-los foi enorme!

Meu pai foi à praia recentemente e voltou com um pacote enorme de camarões graúdos! Como estavamos na nossa semaninha de moderação na alimentação, queria fugir da minha versão favorita de camarões alho e óleo. Saí então em busca de uma opção que pudesse utilizar o meu grill elétrico. Não foi fácil, de início... Só via receitas com kilos de molho branco, catupiry ou complexos pratos de frutos do mar. E eu 'só' tinha o camarão...

Foi então que me deparei com esses espetinhos DIVINOS no site www.partyfood.suite101.com! Ficaram prontos rapidinho e deliciosos!

Olha só que simples; fiz meio 'a olho', mas a receita original é assim:

Teriyaki Shrimp Skewers

1.5kg de camarões graúdos limpos e sem casca (usei 16 unidades)
1 xíc. de marinada teriyaki (receita abaixo; fiz metade porque usei menos camarões)
3-5 cebolinhas finamente picadas
3 colh. chá de raspas de limão
3 xíc. de abacaxi fresco cortado em gomos (usei em lata mesmo)
Palitos de churrasco

Deixe os camarões imersos na marinada com as cebolinhas e raspas de limão numa tigela rasa. Cubra e deixe refrigerando por pelo menos 4 horas ou no máximo 12 horas (deixei meia hora e o sabor ficou excelente!).

Espete os camarões alternadamente com os pedaços de abacaxi nos espetos de modo que a fruta fique na curvatura inferior dos bichinhos.


Pré-aqueça o grill. Coloque os espetinhos sobre a grelha e deixe, aproximadamente, 3 minutos de cada lado, até que não estejam mais translúcidos.

Teriyaki Marinade
1 xíc. de molho de soja
2 colh. chá de gengibre fresco ralaldo
1 1/2 colh. chá de mostarda em pó
3 colh. de sopa de açúcar mascavo
2-3 dentes de alho picados

Misture tudo numa tigela pequena.

Dicas:
ஜ Se você não tem um grill, pode assá-los no fôrno convencional. Ficam melhor ainda se você tiver uma grelha pequena e apoiá-la sobre uma assadeira com um dedo d'água para evitar que ressequem demais (conhecido como broilers);
ஜ Ao invés de abacaxi, pedaços de manga ficam muito saborosos também!

11 comments:

Eli said...

Fiquei aqui tentando imaginar o sabor!! Estão tão lindos!! :)

Sarita said...

AI meus adoro camarão grelhado,e adoro ananas só de imaginar os dois juntos....
Bjitos.

Laurinha said...

Eu 'só' não tenho o camarão...
Hummmmmm, deve ter ficado uma delícia!
Beijinhos,

Agdah said...

Menina, que linda foto!!!

Cláudia said...

Que delícia, Camila, ainda mais esses camarãozões que vieram direto da praia. Fresquinhos!
A receita da marinada de Teriaki já está anotada!
bjs e saudades.

Beatriz Belliard said...

hmmm, que coisa boa ! adoro fruta na comida ! bjs

Cris said...

Amei sua receita de Teriaki! Vou anotar rapidinho aqui! Ca, pode me chamar da próxima vez que o papi voltar da praia que corremos aí, amamos camarão! Ficaram show! Bjs!

Camila L said...

Lica, ficam muito saborosos por causa dessa marinada especial!

Sara, é uma ótima variação do básico alho e óleo que eu adoro!

Laurinha, ficou bom mesmo! Ainda bem que sobraram uns congelados que pretendo fazer esta semana.

Agdah, camarão é um clássico da sua terrinha não?

Clau, pode usar essa marinada para frango também!!

Bia, tmabém ADORO uma mistura agri-doce.

Cris, pode deixar que chamo sim! Esse foi um pratinho rápido antes de irmos pra koinonia.

laila radice said...

sou um pouco chata com camaroes mas grelhados eu acho q eles atingem seu auge, mas com esse molho é judiação, nao tem nem oq contestar, estão incrivelmente tentadores!bjos

Valentina said...

Camila, que delícia.Sou apaixonada por camarões.

Laranjinha said...

Que aspecto divinal.