Thursday, October 18, 2007

Blackberry Double Crust Pie

Há algumas semanas atrás, quando as amoras ainda abundavam por toda a região, fiz essa torta para tomar com um chazinho à tarde. Diariamente eu e meus dois pequenos nos esbaldávamos após o almoço debaixo de um dos 3 pés aqui da chácara onde moramos. Meu pequeno de apenas 1 ano e meio simplesmente adora pegá-las ele mesmo dos galhos, verde, vermelha ou pretas, e encher a boquinha! Parece até propaganda de sabão em pó, mas nunca o privei de se divertir assim por conta das manchas na roupa (até porque elas sempre saíram facilmente se deixadas de molho logo em seguida)!

Depois de enchermos de frutinhas um pote de 2 litros, resolvi preparar uma sobremesa especial. Dei uma boa pesquisada na net, achei diversas variações de tortas e tarts de amora, mas queria algo rústico e saboroso, sem muitos cremes.

Optei por preparar uma geléia (fruta + açúcar, como todos devem saber), adicionando, entretanto, umas 2 colheres de sopa de maizena diluída em água para dar firmeza ao recheio e evitar de ter que acrescentar muito açúcar e deixar a torta enjoativa.

Já a receita da massa, essa sim é especial! Não que isso signifique ser difícil, apenas que eu a faço tantas vezes e combino com diversos recheios que é minha preferida! Ela vem do "Deluxe Pie Kit", um livretinho da Betty Crocker que é o guia das tortas tradicionais norte-americanas.

Para a massa, você vai precisar de:

- 2 xícs. de farinha de trigo
- 1 colh. chá de sal
- 1/3 xíc. + 1 colh. sopa de gordura vegetal
- 5 a 6 colh. sopa de água gelada
- Gema de ovo para pincelar

Misture os 2 primeiros ingredientes numa tigela média. Adicione a gordura e, com o auxílio de 2 facas, ou um pastry blender, corte e incorpore-a à massa, deixando em pedaços do tamanho de ervilhas.

Adicione as colheres de água, uma a uma, para dar liga na massa, misturando com um garfo até deixá-la na consistência de uma farofa. Adicione mais água se achar necessário.

Forme uma bola com a massa. Nesse ponto, aconselho deixá-la por uns 30 minutos na geladeira, embrulhada em filme plástico para obter uma massa mais esfarelada característica desse tipo de torta.


Divida a massa em 2. Abra metade com um rolo de massas sobre uma superfície enfarinhada e transponha para um prato especial para tortas ou fôrma de fundo removível de aprox. 22.5cm de diâmetro.

Coloque o recheio e cubra com a outra metade da massa aberta. Corte o excesso de massa da borda com uma faca (utilize esse excesso para decorar com cortadores de massa). Ajeite a borda com os dedos, para selar as duas porções.

Faça cortes com uma faca pontuda para deixar o vapor escapar.

Pincele com uma gema batida com uma colher de sopa d'água e leve em forno médio por aproximadamente 35 minutos.

Retire a torta do forno e deixe-a esfriar por uns 20 minutos antes de servir com o sorvete (de creme, preferencialmente).


Dicas:

Utilize o recheio de sua preferência: pêssegos fatiados, maçãs, ameixas, todos envoltos por açúcar (aporx. 1/3 xíc), farinha (1/4 xíc) e canela/nóz-moscada para o caso da de maçã.

18 comments:

Agdah said...

quer dizer que aí tem amoras? Lá em SSA, nem pensar...

Dani Rollemberg & Rosa Benvenga said...

Ai que inveja... *rs*
Aqui no RJ só acho as amoras congeladas.
A torta ficou linda!!!
Amei!!

Cris said...

Hummmmmm idéiaa!!! Camila, que delícia, ficou linda sua torta, com cara de americana mesmo! Eu até aceitaria um café de vez em quando viu... me chama que eu vou!!! Bjs

kini said...

Querida Camila

Estou aqui a babar-me...hummmmm!!!!!
E então com essa bola de gelado...ai,Jesus!!!!
Parabéns.
Bjs

Café Vinil Poá said...

Camila, retribuiu a minha visitinha????, sempre passo por aqui, e vc com este golpe baixo e vergonhoso para mim>>>ver essa delicia....maravilhosa de viver!!!!
Vergonhoso pois aqui em casa tinha três pés um era na caçada , minha casa era frequentemente invadida por estranhos rsrsr essa foi cortada para construção , uma outra também do meu quintal mais que esta nascendo de novo linda e outra estava carregada e não fiz nada com ela apenas uma geléia que está na geladeira até hoje , pois aqui ninguém deu valor as amoras ,,, vergonha, vergonha e arrependimento,,,
Mais assim que tiver de novo ferei farei está espetacular torta....
beijo grande;;;;;;;;;;;;;;;

♥ Elaine Veiga ♥ said...

Nossa,nem acredito,acho que é a lei da atração,fiquei hoje só procurando uma receita de torta,mas não aquela gelada e sim parecida com essa,justamente porque estou com 5 cxs de morangos e pensei em fazer uma geléia para fazer algo parecido,mas já estava desistindo quando agora abri o meu e-mail e vi os seus recadinhos super carinhosos e entrei aqui e vejo justamente o que procurava.
Nossa essa tal da lei atração acontece mesmo,aconteceu 2 vezes comigo essa semana.
Bjs.
Nani

Marizé said...

Camila, gostei muito deste doce, mas gostei mais ainda de ler que você não proibe seu filho de brincar só por puder sujar-se. Isso é lindo, eu não suporto ouvir: "levanta-te que te sujas!".
Beijocas grandes e bom fds

Sheila said...

Que torta linda!!!
A ultima foto tá um arraso =)

Cris said...

Menina, que perdição!!! Deu água na boca as fotos!
Obrigada pela dica dos ramequins. Sou de SP e conheço Pedreira. Aliás, sou frequentadora e gastadora assídua por lá!!!

Bjs,

Cris

Laurinha said...

Camila, que linda que ficou!!!!
Adorei, aiai, que delícia!
Beijinhos,

Cinara said...

Que maldade, Camila... Isso não se faz! Agora eu vou ficar com desejo de comer um pedaço dessa torta, sabia? Com sorvete por cima deve ter ficado uma coisa de louco! E a cor ficou lindíssima! Será que eu ainda arrumo amoras em algum lugar???
Beijos e um ótimo final de semana para você!

Cláudia said...

Camila, você arrasou, me convida,vai...
Nunca imaginei uma torta assim, parece aquelas do gibi da vovó Donalda. Só que eram de maçã. Estes cortes ficaram lindos. Já copiei a receita.

bjs

Regina said...

Olá Camila, obrigada pela visita ao meu blog! Primeiro, essa torta está de matar... E eu com essa pança que sobrou, só fico na vontade...rsrsr Bem, na verdade não estou me privando de nada, afinal amamentar dá uma fome danada. Segundo, realmente os médicos brasileiros são todos um cesaristas, querem logo nos levar pra faca né! Que bom q conseguiu seu parto normal depois de uma cesárea (VBAC)! É bem melhor não? Meu primeiro tbém foi normal, mas agora eu queria totalmente natural (sem analgesia) e foi tudo de bom!bjos pra vc e sua família!

Patricia Scarpin said...

Ai, Camila! Que maldade - quero uma torta dessa inteirinha só pra mim!! :)

Camila L said...

Agdá, tem muita amora aqui no pedaço... meus chinelos ainda carregam a prova do crime de ir todos os dias fazer a colheita :-p

Dani: e eu achava q amora era praga que se encontrava por todo Brasil!

Cris: comida pra gente é pretexto pra bater papo né? Agora com nossas aulinhas de tênis, vamos poder abusar mais...eheheh

Oi, kIni! Obrigada pela visita! Realmente a combinação quente/gelado é de enlouquecer qq um!!!

Júlia, tem tanto o que se fazer com amoras! Já experimentou o frapê? Muito gelo, leite condensado e amoras no liqui..de matar!

Nani: pra mim de morangos fica melhor ainda!! Quero ver as fotos quando vc fizer! Mas essa lei da Atração de Pensamentos existe sim!

Marizé, aind abem que tb pensa assim! Não me esqueço das sujeiras da infância com barro, amoras, etc... Roupa a gente compra mais, memórias não!

Sheila: essa massa assada no refratário de vidro fica melhor na minha opinião... mais "flaky".

Cris: Pedreira é uma tentação! Faz tempo que não vou pra lá..... precisando de companhia, é só avisar ;-)

Laurinha, é boa mesmo!

Cinara: amoras agora acho que só as congeladas no mercado, que dá certo do mesmo jeito.... mas essas tortas com sorvete não tem como não gostar né?

Ai, Cláudia, falou tudo... parece torta da vovozinha americana mesmo eheheh... Assim q vc tivermos outros encontros eu levo uma de frutas vermelhas ou morango ;-)

Regina, que bom vêla-por aqui!! Já deve estar interona pq pelas suas fotos de 8 meses tava linda, só com barrigão! Mas falando sobre partos, realmente não tem comparação, ainda mais quando já se tem um filho e precisa dar atenção pros dois. Um pós-cesária limita muito a gente, sem falar nos efeitos e riscos pro corpo e bebê. Estou muito feliz que tudo saiu como vc planejou! Um grande beijo!

Patrícia, depois de vir da Europa, isso é fichinha pra vc né? ehehe... ë mto boa mesmo!

Flor de Sal said...

Meu Deus Camila! Nem sei o ke escrever! Fiquei sm palavras! Parece uma tarte de frutos vermelhos ke a minha "oma" adoptiva costumava fazer ma Alemanha! Ai ke saudades!
Acabei de linkar o seu blog no meu!
Bjnhos

Beatriz Belliard said...

uau ! até babei, quedoce lindo! bjs

Eli said...

Camila você sempre para tudo, é incrivel! Fiquei babando do lado de k. :)