Wednesday, December 6, 2006

Boston Baked Beans


Boston Baked Beans are the perfect match for a freshly baked Corn Bread (recipe previously posted) and some grilled meat such as pork chops or steaks. They had their start with the pilgrims, when cooking on the Sabbath was prohibited. The beans and Brown Bread were baked the night before, then heated to piping hot the next day. We could say it's their version of our feijoada but I also like to compare it to the ‘mineiro’ food (from the Brazilian state of Minas Gerais).

This time I served the dish with pork chops rubbed with lemon juice, salt and garlic and refrigerated overnight. Then I baked them wrapped in tin-foil for 30 minutes to avoid deep-frying and uncovered for the last 10 minutes to brown them.

‘Rice-and-beans’ is the must-have-everyday Brazilian combination, which I particularly don’t care… But I do like the combination of salt and sweet and this one takes brown sugar. Other versions use maple syrup or molasses.
However, baking 2 cups of beans for 4 hours was too much for me... even if it that's what bolds the good taste, it was too much and too long to wait. So I overcooked the beans a little more to decrease the oven time and it worked just fine.


But then, magic crock pot popped up light miracle: and I did find a Boston Baked Beans recipe that uses a crock pot instead of 4 hours in the oven (some versions ask for 7 hours!!!!!!!!). Definetly that's what I am going to try next time....


O Boston Baked Beans é ideal para ser servido com o Corn Bread - Pão de Milho (postado anteriormente). É um prato muito popular nos EUA e Canadá que data da época dos pilgrims, um tipo de feijoada que se come também com uma carne grelhada, como bistecas. Quase que um prato mineiro.... As bistecas eu temperei de véspera com sal, limão e alho e fiz assadas para evitar fritura (uns 20 min. antes no papel alumínio bem abafado).
A Cinara mencionou esses dias que também tem uma receita muito boa por isso me deu vontade de fazer e já aproveito pra compartinhlar com vocês a que eu testei. Eu não sou muito fã de arroz-feijão todo dia, como apenas quando é um almoço mineiro mesmo. Por isso, essa opção, que leva açúcar mascavo, tem um sabor bem especial. Existem várias versões que levam melaço, maple syrup, etc..., tudo pela combinação do doce com salgado que eu particularmente adoro!


Ingredientes:
2 xícaras de feijão jalo
1 cebola graúda inteira
150 g de toucinho magro
6 colheres de sopa de açúcar mascavo
2 colheres de chá de sal
1/2 colher de chá de mostarda em
pimenta-do-reino
6 xícaras de água

Modo de Preparo: Lave os feijões e coloque-os de molho em 4 xícaras de água fria por 8 horas. Escorra e elimine a água. Coloque os feijões em uma panela com 6 xícaras de água e leve ao fogo baixo, cozinhando até os feijões ficarem bem macios, cerca de 40 minutos (eu coloquei na pressão por 20 minutos......).

Escorra e reserve o liquido de cozimento. Em uma cumbuca de barro, tipo feijoada, com capacidade para 1 litro e ½ aproximadamente, coloque o sal, pimenta-do-reino, açúcar mascavo e mostarda em pó. Misture bem. Coloque os feijões escorridos e misture bem, coloque a cebola inteira dentro dos feijões e o 1 xícara do líquido do cozimento (eu não tinha a cumbuca então coloquei numa daquelas de souflê).

Corte fatias de toucinho e coloque sobre tudo. Leve ao forno médio até secar e formar uma crosta. Se necessário ficar mais macio, coloque um pouco de água nos feijões após metade do tempo de forno (levou uns 40 minutos no meu forno, que é mais forte que a maioria... A verdade, é que a receita original pede 4 horas de forno baixo!!!!! Dá pra assar um pernil nesse tempo! Achei um exagero então cozinhei mais tempo o feijão na pressão e aumentei um pouquinho o forno senão ele seria o cardápio do jantar de hoje, não de almoço... DEU SUPER CERTO).

Obs.1: foi uma combinação muito prática e econômica pois coloquei tudo no forno junto: pão, feijões e bisteca.
Obs.2: Cinara: estou esperando a sua pra testar!!! :-)

8 comments:

Cris said...

Camila!!! Que coisa deliciosa, acho que vou fazer no final de semana, depois te conto. Bjs!

Karen said...

Deve ficar muito boa essa receita! Eu só tenho minhas reservas em relação ao toucinho, mas deve ficar muito gostoso.
O que acho curioso é o corn bread, lá nos EUA eles servem nas refeições como se fosse um acompanhamento, não é mesmo?

Cinara said...

Camila, eu estou "ensaiando" para fazer baked beans para a Cris há séculos, mas ela nunca pode vir aqui em casa! A gente é que sempre acaba indo lá... A minha receita realmente leva 4 horas de forno, não sei se ficaria igual em menos tempo. Depois você confere a minha, OK? Bjs!

Camila L said...

Olá, meninas! Obrigada pelas visitas!

Cris: depois me conta se deu certo...

Karen: o toucinho é só por cima mesmo e eu coloquei umas 4 tirnhas daquels bacon em fatias pra não ficar mto gordo.. pq dá uma gostinho muito bom. E é verdade: nos US eles usam esse pão como acompanhmento de refeições, não como bolo...

Cinara: realmente 4 horas de forno deve fazer diferença, mas não tive coragem de deixar 2 xíc. de feijão esse tempo todo. Acho q vou usar o forno de barro aqui do acampamento um dia ;-). Ou então, quem sabe deixar no crockpot e depois colocar no forno só pra dar aquela tostadinha?

Viviane: mto bo memso! com as bistecas então........hum! Benvinda à minha cozinha!

Anonymous said...

Gostei muito do seu blog. Vou voltar muitas vezes. :-)

Abraços de Portugal.

Camila L said...

Obrigada, Elvira... também passo sempre no seu cantinho... Beijos do Brasil!

Anonymous said...

Oi, gostei da receita, meu marido é inglês e adora baked beans em lata (?!?!) que é muito comum na Inglaterra, mas não encontramos aqui no Brasil. Vou tentar fazer essa receita e ver se ele aprova! Minha única dúvida: o que é crockpot?
Parabéns pelo blog!

Camila L said...

Olá, Eneida! Benvinda! Crockpot é uma panela elétrica de cozimento lento; logo, fica mais fácil fazer o baked beans nela pq é só deixar o feijão cozinhando durante a noite ou o dia todo e fica mais econômico. Mas vc pode fazer no forno ou numa panela comum mesmo, em fogo beeemm baixo. Aliás, vou servir baked beans hj memso no almoço ;-)Volte sempre!