Tuesday, June 19, 2007

Grão de Bico com Costelinha

Uma opção muito saborosa e nutritiva para o dia-a-dia: grão de bico com costelinha de porco! Você pode também acrescentar linguiça calabresa ou substituir por cubos de carne de boi, como músculo, se não gostar de carne de porco.

Simples assim:

1 - Deixe 250gr de grão de bico de molho na água de véspera;

2 - Refogue na panela de pressão 500gr de costelinha de porco em 2 colheres de sopa de óleo.

3 - Acrescente o grão de bico escorrido, 1 colher de chá de orégano, 1 cebola média picadinha, 2 tomates picadinhos, 2 dentes de alho amassados e sal a gosto. Refogue por mais uns 2 minutos.

4 - Cubra com água e coloque deixe tomar pressão. Conte 20 minutos.

5 - Destampe a panela e deixe em fogo médio até engrossar o caldo, mais uns 15 minutos.

Sirva com arroz branco. Nesse dia, eu tinha um restinho de arroz carreiteiro (que inventei no dia anterior, nada de especial...). Muito simples também: refogue seu arroz do dia a dia junto com 1 cebola grande picada, 1 tomate picado e 300 gr de carne desfiada pré-cozida (pode ser carne sêca os restos de bifes ou carne de panela). Cubra com água e cozinhe como de costume.

11 comments:

Cris said...

Ah Camila, eu amo costelinha, não substituiria nada aqui. Ficou um prato lindo, o hubby deve agradecer a toda hora. :-)

Cláudia said...

Oi, Camila, comprei umas costelinnhas ontem e vc me deu uma ótima idéia! Está lindo este prato.
Bjs
Cláudia B.

Beatriz Belliard said...

Oi Camila, obrigada pela sua visita, Tb adorei o seu cantinho aqui, e ja vi muita coisa boa para fazer ! bjs

Agdah said...

Que visão maravilhosa!!!

Cláudia A. said...

Nossa Camila, isso é uma maravilha. Num dia frio cai como uma luva. Beijo.

Elvira said...

Ummmmhhh... Que bom! Também costumo fazer uma receita parecida. :-)

Anonymous said...

Que prato lindo,parece que estou sentindo o cheirinho!Adorei!!

Anonymous said...

Obrigada por me lembrar do delicioso gão de bico. Seu prato está despertando o apetite e terei que fazê-lo.
Bjs M Célia

Eli said...

Eu tenho paixão por grão de bico, estou pra fazer essa semana e você me deu uma ótima receita. :)

Silvia Arruda said...

Eu tb amooo grão de bico!!!

Camila L said...

Desculpe a demora em repsonder, meninas, mas estive trabalhando muito.

O aroma que inunda a cozinha durante o preparo é delicoso mesmo1 E não botei muita fé qdo a receita pediu orégano... pensei: "com carne de porco?? Q estranho!". Mas o resultado foi muito bom. Marido e crianças aprovaram! Um grande beijo a todas!