Monday, January 22, 2007

Molho de Tomates ao Sugo

Eu sei que é uma receita muito simples e que a maioria de vocês, cozinheiras de mão cheia, sabem como fazer. Porém, achei relevante colocar aqui porque ele acompanha os polpettones acima e tem muita gente que passa por aqui com pouca experiência na cozinha. Afinal, um dos objetivos desse blog é incentivar as pessoas a apreciarem a arte de cozinhar e não achar que tudo que é bom é difícil!
E se você não tem costume de fazer molho em casa, saiba que o sabor é sim muito diferente e, apesar da praticidade das latinhas, elas tornam qualquer refeição, com o perdão da palavra, medíocre.
Receita suficiente para os 3 polpettones a seguir, aproximadamente 350ml de molho...

- Numa panela sobre fogo médio, frite 2 dentes de alho picados em 3 colheres de sopa de azeite, mas sem deixar mudar de cor.
- Acrescente 7 tomates maduros picados, mecha com uma colher de pau e cozinhe por cerca de 10 minutos
- Abaixe o fogo e destampe a panela, deixando cozinhar por 10 minutos e mechendo de vez em quando até o tomate desmanchar.
- Junte uma pitada de orégano (opcional) e uma de manjericão, uma de sal e uma de açúcar, misture e cozinhe por mais 2 minutos. Sirva a seguir.

5 comments:

Eli said...

O molhinho de tomate feito em casa é de sabor unico. Não tem molho pronto que chegue perto desse.

Fer Guimaraes Rosa said...

Concordo e assino em baixo! Por mais simples que seja, o molhinho feito em casa dah de DEZ em qualquer - qualquer molho pronto.

beijos,

Cinara said...

Camila, eu concordo totalmente com você! Mas tenho até vergonha de admitir que nunca fiz molho de tomate em casa... Estou "ensaiando" para fazer há séculos! Já adicionei sua receita ao meu del.icio.us! Bjs

Silvia Arruda said...

Camila, eu acho ótimo colocar receitas básicas (como este molho de tomate) nos blogs. Eu tb faço isso no meu. Eu adorei esta receita e vou testá-la. Ah!! E sem dúvida alguma molho feito em casa é muuuito mais saboroso!
Bjo

Camila L said...

Oi, Eli. Vc tem toda razão... não há praticidade que substitua o sabor de um molho caseiro...

Fer: sem falar que a gente pode sempre dar uns toques a mais, deixá-lo na consistência que quisermos... e o cheirinho de alho no azeite?

Ci: é tão fácil amiga que vc não pode deixar de tentar... vc viu q não tem segredo né?

Pois é, Sílvia! Tb acho q as receitas práticas e simples devem ir para os blogs sim pq o nosso dia-a-dia vive disso! Eu adoro cozinhar, mas nem sempre dá pra ficar horas a fio preparando algo mto complexo...

Beijão para todas! E obrigada pelas visitas!