Monday, January 22, 2007

Polpettone


Sábado à tarde estava relendo meu livro “
As Melhores Receitas da Cozinha Italiana”, que conta muita história da chegada dos imigrantes italianos aqui no Brasil e todas as tradições que incorporamos. Foi então que deparei-me com uma foto muito apetitosa... a de um Polpettone!

Rapidamente decidi que o dia chuvoso era mais que propício para testar a receita (aliás, diga-se de passagem, dias chuvosos são propícios para 90% das receitas que vejo... chuva e frio dão vontade de comer, não é mesmo?).

Achei a receita simples e com um sabor único. Eu sei que existem muitas receitas de almôndega/polpettas fáceis do tipo carne moída + sopa de cebola em pó (que eu mesma faço para os dias de correria aqui em casa), mas quando você utlizar esses outros temperos, vai ver que a diferença é notória e não mais se contentar com aquela vapt-vupt!

Massa de Carne:
1 – Deixe 3 fatias de pão de fôrma (sem a casca) de molho em 60ml de leite.
2 – Numa tigela grande e funda (tipo bacia de cozinha) misture com as mãos até ficar uma massa uniforme:
- 500gr de patinho moído
- 50gr de bacon bem picadinho
- 1 ovo inteiro
- 2 colh. de sopa de manteiga em temperatura ambiente
- 4 colh. sopa de queijo parmesão ralado
- 1 ½ colh. sopa de suco de limão (esse é o segredo!)
- os pães de fôrma que ficaram no leite bem esprimidos
- ½ colher de chá de noz moscada ralada
- sal e pimenta do reino a gosto
(não muito! Lembre-se do bacon e queijo ralado na mistura!!!)

Nessa hora contei com a ajuda da minha querida Sous Chef para garantir que a mistura seria muito bem amassada!



3 – Divida a massa em 2 partes iguais e faça 3 discos de aprox. 12 cm de diâmetro e 0,5 cm de espessura com cada metade (total de 2 discos)
4 – Distribua fatias de mussarela bem fina (150gr no total) sobre 3 metades e cubra com as outras 3 metades, formando um sanduíche. Feche as laterais apertando com um garfo.

5 – Passe cada polpettone em bastante farinha de trigo e frite, um de cada vez, em uma panelinha funda com óleo quente, virando-os com uma escumadeira, até dourarem por igual.
6 – Coloqueo-os sobre papel absorvente e mantenha-os dentro do forno aceso à 120C para manatê-los aquecidos até terminar de fritar todos.
7 – Cubra-os com
Molho de Tomates ao Sugo (receita abaixo). Definitivamente NÃO aconselho utilizar molho pronto...
8 – Sirva imediatamente com um bom vinho tinto! Mangia che ti fai benne!


14 comments:

Eli said...

Eu gosto muito desse tipo de receita, e não curto user o creme de cebola, aqui uso aveia. Mas não posso deixar de falar que fiquei apaixonada pela sua querida chef, que coisinha mais linda!

Fer Guimaraes Rosa said...

Camila, gostei da dica do limao. A unica coisa que pra mim nao vai com carne eh ovo..

Sua ajudante eh a coisa mais fofinha! :-) Que amoreco, ainda faz pose, linda, linda! :-)

beijao,

Cris said...

Camila, que dica legal de um prato fácil de fazer e que leva carne moída, as crianças vão amar. Estas receitas do fundo do baú são ótimas. Bjs

Regina said...

Camila, vc esqueceu de colocar um item no modo de preparo: amassar com as mãozinhas fofas de sua filha, aposto q isso foi fator crucial para ficar divino! Ah, eu tbém estava com uma receita para fazer de polpetone recheado, mas q leva sopa de cebola, agora acho q vou mudar de receita! Bjins

Cinara said...

Que gracinha a sua filhota, Camila! E este polpettone parece super apetitoso mesmo! Adoro receitas com carne moída... ;o) Beijos!

Elvira said...

Que receita apetitosa! :-)

Silvia Arruda said...

Camila, uma dos únicos pratos que como à base de carne é o polpetone. Esta receita deve ter ficado uma delícia, hein?

Daniela said...

Que receita ótima e que sous chef mais especial. Coisa fofa demais Camila. Já separei pra fazer com a minha sous chef também.

Quando for pra Indaiatuba te mandarei um e-mail e quem sabe a gente não consegue se encontrar.
Beijos

Camila L said...

Olá, Eli! Eu tb tenho uma receita de bolo de carne que leva aveia e fica mto bom sim. Pode substituir o pão no leite.
Pode me chamar de mãe coruja, mas essa sous chef é uma fofura não é? ;o)

Ih, Fer... é verdade! Lembro-me de algum post seu q vc disse q a simples idéia de carne com o ovo não lhe cai bem... tente susbtituir por um pouco de leite, creme de leite ou até aguam mesmo! Paenas para dar a liga! Pq fica tão bom... E a garotinha aí adora sair numa foto mesmo... depois ainda pede pra ver como ficou ;-)

Cris: as crianças e O maridão vão adorar com certeza!

Rê: essa receita é mto especial mesmo. Faça q vc não se arrepende! E nào esquece de colocar a Sophia pra amassar, pq é isso q dá o sabor!!! =)

Ci: carne moída é mto versátil e todo mundo sempre gosta. Sempre tenho uns pacotinhos no freezer pra emergências..

Obrigada, Elvira. É mto boa mesmo!

Sério, Sílvia? Q bom, pq esse é um MUST TRY italianíssimo!

Olá, Dani! Pode colocar a filhota pra ajudar sim pq, além do sabor especial ao prato, elas adoram! Temos q incentivar! E mais que depressa me avise qdo vier pras bandas do interior q a gente reune a criançada com o maior gosto! Moro numa chácara com cama elástica, piscina e cavalo! Acho q vão gostar...

Karen said...

Colocar bacon ou um pedaço de linguiça defumada na mistura faz uma diferença infernal!

Anonymous said...

A receita do frango com mango também não é má ! eo chá gelado com maçã tb ;gostei de conhecer este blog!

Luciana Campos said...

Camila, essa foto aí está mesmo de babar! Beijos!

Baú da Conceição said...

Está copiado, vou fazer com minha chef de plantão ela adora cozinhar.
Beijinhos.
Adorei o seu blog.

Cris said...

Camila, acabamos de jantar... ficou muito bom!!! As crianças amaram, marido idem. Obrigada, nunca pensaria em fazer uma receita assim se não tivesse visto aqui. Beijos!