Tuesday, July 10, 2007

Dark Chocolate Cookies

Vocês devem estar percebendo que estou numa fase de cozinhar só 'porcarias': pães, sobremesas, cookies.... Este mês de Julho ocorrem os acampamentos de férias aqui na chácara onde moro. Isto significa um mês sem ter que preparar almoço e jantar! Só cozinho o que me dá na telha, sem falar que além das refeições, ainda tem os pães caseiros, os bolinhos do chá da tarde... Agosto será um mês de regime bravo!!!!!

Meu marido adora sobremesas de chocolate. Esses cookies são uma overdose desta iguaria porque além dos chips normais de um "Chocolate Chip Cookie", levam chocolate em pó na massa. Não ficam nada enjoativos se você usar o chocolate do padre e chocolate meio amargo para os pedacinhos na massa. E ficam crocantes por fora e, como a palavra em inglês define com precisão, "chewy", que significa, numa tradução ao pé da letra, "mastigáveis". Não sei como descrever isso em português melhor! Alguém me ajude?! Sabe do tipo que grudam nos dentes (no bom sentido), como aquelas balinhas de iogurte..ai, tô me enrolando nessa descrição :-p

A receita eu peguei no Baking Bites, antigo Baking Sheet. Foi difícil escolher o que fazer dentre tantas opções deliciosas desse blog! E da próxima vez faço só meia receita porque rendeu 4 dúzias! Mas como ia levar pro pessoal da empresa no dia da minha visita semanal ao site (para os que não sabem, trabalho remotamente aqui de casa), a quantidade foi boa! A tradução da receita fica assim:

Ingredientes
1 xíc. manteiga amolecida
1 1/2 xíc. açúcar (só usei 1 xícara, achei muito!)
2 ovos grandes
1 colh. chá de essência de baunilha
2 xíc. farinha de trigo
1/2 colh. chá de bicarbonato de sódio
1/2 colh. chá de sal
2/3 xíc. cacau em pó
2 xíc. de chocolate meio amargo em pedacinhos

1- Pré aqueça o forno a 200C.
2 - Numa tigela grande, bata com batedeira a manteiga e o açúcar até formar um creme claro e fofo.
3 - Acrescente os ovos, um a um, depois a baunilha, mexendo até incorporar.
4 - Numa outra tigela, peneire junto a farinha, o bicarbonato, o sal e o cacau em pó.
5 - Com a batedeira em velocidade mínima, gradualmente junte a mistura de farinha à de ovos com manteiga e açúcar, batendo até incorporar bem
6 - Acrescente os pedaços de chocolate picado.
7 - Coloque colheradas da massa (bolas de aprox. 2.5cm) sobre a fôrma forrada com papel manteiga. Leve para assar por 11 minutos até que estabilizados e firmes apenas nas beiradinhas (o interior vai estar mole mesmo, mas depois que esfriarem, ficarão bem mais firmes).
8 - Os cookies terão a aparência de úmidos e crus. Deixe esfriar depois que retirar do fôrno por 4-5 minutos. Depois disso, remova-os da fôrma para esfriarem por completo.

18 comments:

Fer Guimaraes Rosa said...

nossa, Camila, depois das ferias da escola a cozinheira vai precisar de uma tambem! ;-)

eu, felizmente, to livre! no me gusta los cookies!

beijao,

Joaninha said...

Mas Fer, a mim "me gusta mucho"!!!! :)))
Camila,estão deliciosos, por isso entendo bem o seu problema,eu também o teria!!!
Beijinhos!

Anonymous said...

oxe???

Camila L said...

Fer e Joaninha, eu gosto de cookies, mas não sou viciada como meu marido. Com uns poucos, mas como! O problema não tem sido nem o que sai da minha cozinha, mas o q sai da cozinha do acampamento... pão fresco toda manhã, bolo branquinho com café, ai uma tentação atrás da outra! Beijos!

Oi, llola. Desculpa mas não entendi seu comentário :o

Smas said...

Humm, eu quero fazer umas bolacinhas e estas estão me tentando...

Eli said...

Camila estão lindos!! O Rapha todo dia tem me pedido cookies que ele ama, vou pra variar a receita fazer essa sua que sei que vai ser sucesso aqui!! :)

Patricia Scarpin said...

Menina, ainda bem que você levou pro trabalho, que perdição esses cookies em casa - eu não resistiria! :)

Cris said...

Camila, eu não consigo comer um só... esta receita que rende muito aqui seria ideal! E sabe que chewy para mim são quando ficam molinhos por dentro, meio puxa. hum, que delícia!

Dani Rollemberg & Rosa Benvenga said...

Amo cookies!!!
Já guardei essa recitinha pra fazer aqui em casa... Hummmm!!!
Deve estar delicioso...
Bjs

Agdah said...

Você agora me fez lembrar de cocada "puxa" da Bahia, que tem essa propriedade meio que elástica e grudenta(no bom sentido). Não creio que tenhamos um termo tão exato como "chewy". Grudento?Peguento? Pegajoso? Viscoso? Elástico? Acho que "molinho" é mais legal e mais simpático.

Cláudia A. said...

Ai que lindos. Também sou maluca por chocolate.

Elvira said...

Nunca fiz cookies... Esses parecem de cair de lado! Ummmmmhhh...!

Lu said...

Oi Camila,
criei meu blog ( http://cantodalu.blogspot.com )esses dias e acabo de postar lá a foto do pão do Outback que fiz usando a sua receita. Inclusive citei o seu blog e linkei o post, ok?
Beijos e muito obrigada pela dica. ficou uma delícia!

Cláudia said...

Camila,eu adoro tudo com dark chocolate, não sou muito fã do ao leite, acho muito doce. Sua receita já está anotada.
Bjs

Anonymous said...

Seu blog está lindo! Alma Nova! Parabéns!
As receitas, de dar água na boca...
Com crteza as farei. Abrigada por compartilhá- las.
Abraço
m célia

Camila L said...

Smas, são muito fáceis, não leva nem 20 minutos da separaçào dos ingredientes até começar a colocar no forno...

Ah, Lica, o dia q o Rapha estiver se comportando bem, vc dá esses cookies de prêmio ;-)

Patrícia, estou colhendo os frutos (ou melhor, os kilinhos a mais) desses cookies esses dias... tá difícil me controlar :o

Cris, 'puxa' é a palavra certa mesmo... meio chicletinho, delícia!

Dani, essa receita é boa mesmo. Vinda do Baking Bites...

Pois é , Agdah... todas essas palavras não soam simpáticas em português como chewy soa em inglês...

Elvira, cookies são mto fáceis de fazer e tem mtas receitas nutritivas muito melhores do q os industrializados...
Lu, já passei no seu cantinho e te linke aqui...

Cláudia, eu tb sou da turma do chocolate amargo. Na verdade, ando meio fresca pra chocolates nacionais.. tudo me parece mto doce! Mas ganhei um 85% de cacau da Lindt, super-ultra amargo q nem consegui comer! Aí me fez concluir q o nosso amargo brasileiro é ainda mto doce!

Obrigada, MCélia! Me animei a continuar blogando... obrigada!

Cinara said...

Lindos cookies, Camila! Geralmente, eu traduzo "chewy" como "macios", para dar a noção de que não são crocantes. Que devem ser fofinhos, e não secos e quebradiços. Acho que esta receita parece os Brownie Cookies que fiz há algum tempo... Delícia! :oP Bjs!

Camila L said...

Oi, Cinara! Obrigada pela ajuda na tradução. Macios realmente é uma palavra mais delicada, mas não necessariamente dá a idéia de "puxa", né? Mas ajuda bem! Esse Brownie Cookies estão no seu blog
é? Parecem bons....