Friday, July 13, 2007

Iced Coffee Treat - Gelado de Café

Passeando pelo site do BHG, me deparei com o vídeo dessa receita muito simples e parecida com a que tomo no Fran's Café (com a vantagem de sair muito mais em conta que os 10 reais cobrados lá...).

Eu lamento a mania do café gelado (e seus derivados) não ter colado auqi no Brasil. Lembro que uma época tinha umas latinhas que a gente encontrava em qualquer loja de conveniência nos postos de gasolina ou até no mercado. Não vou lembrar o nome agora, mas eu adorava! Agora parece-me que está voltando novamente com a "globalização" dos coffee-shops mas com um preço bem salgadinho também...


Como esse inverno está fazendo calor durante o dia, não tive problemas nenhum em tomar algo geladinho! E se você gosta tanto como eu, já pode fazer o seu em casa! Existem diversas variações. Essa é simples e saborosa!

Bata no liquidificador até incorporar bem:

- 1 xíc. de café gelado ou em temperatura ambiente (pode ser o que sobrou do seu café da manhã)
- 2 bolas de sorvete de creme
- gelo em cubos pequenos, o quanto baste (coloquei aprox. 3/4 de xícara)
- açúcar (opcional, mas eu coloquei 2 colh. sopa porque meu café não estava adoçado e o gelo dilui bem o sabor do sorvete)

Polvilhe grãos de café cobertos por chocolate (não tinha, usei Ovomaltine) ou o que você achar que fica melhor pra dar uma crocância a bebida!

14 comments:

Agdah said...

Ainda hoje dizia isso a meu marido. Café gelado lá na Bahia não pegou. Mas eu adoro.

Lu said...

Eu queria tanto gostar de café. Pelo lado social da coisa, sabe? Aquela coisa de: vamos tomar um café? ou Aceita um cafezinho? Mas a verdade é que n]ao consigo tomar de jeito nenhum, nem quente nem frio...
Acho lindo e cheiroso mas não desce :-(
Meu marido que ia gostar dessa receita...vou mostrar pra ele.
Bjs

Dani Rollemberg & Rosa Benvenga said...

Eu sou o contrário de todo mundo...
Não sou de tomar café quente, mas amo de paixão todas as sobremesas que levam café(sorvete, tiramissu, pavês, drinks,bolos...).
Já guardei essa receitinha.
Bjs e ótimo final de semana!!!

Cinara said...

Também adoro café gelado, Camila! Lembra que chegou a vender um café gelado em latinha por aqui, há alguns anos? Eu amava, mas não pegou mesmo... :o( Adorei esta receita! Bjs e bom final de semana!

Beatriz Belliard said...

adoro cafe gelado ! anotei a receita ! bjs

Eli said...

Aí que delícia!! Ficou realmente uma tentação!! :)

laila radice said...

parece-me muito bom!!!adorei Camila, e obrigada pela visita! beijos

Camila L said...

Vc viu só, Agdah? Não pegou mesmo! No Brasil inteiro... brasileiro tem aquela coisa de tradição, café forte, quentinho numa xícara pequenina! Eu gosto tanto q tomo naqueles copões mais estilo americano e não tão forte assim...

Lu, entendo vc... tem gente q quer gostar de uma coisa mas o corpo não aceita mesmo! Café tem muito de 'social' como vc diz, mas fazer o q né?

Dani, lembro de qdo pequena minha mão tomando sorvete de café numa sorveteria q a gente sempre ia e eu DETESTAVA! Hoje, sorvete de café é meu preferido! E aquele da la basque com crocante de caramelos? Uma perdição!

Ci, essa latinha memso q estou tentando lembrar o nome e nao consigo! Lembro q uma vez, na fila pra entrar no Giovanetti, estavam distribuindo pra gente experimentar... uma delícia e não acho mais :(

Bia! Esse é facinho e mto gostoso!

Lica, se vc gosta de café, essa é um aopção pra tomá-lo mesmo qdo está quente!

Laila! Obrigada vc por aparecer na minha cozinha! Beijos......

Cláudia said...

Camila, eu também adoro todas as bebidas de café gelado. Qualquer hora vou bater um desses aqui. Deu água na boca. Você já foi ao Museu do Café em Santos? As bebidas de lá deixam você louquinha de tão boas.

Cláudia A. said...

Eu gosto de café só no inverno pois no verão não aguento aquela xícara quente. Acho que vou virar adepta do café gelado quando esquentar de novo. Beijo.

Silvia Arruda said...

Hummmmm Delícia!! Eu tb gosto muito de café gelado!!

Lua Limaverde said...

Camila, estava acompanhando os blogs pelo rss e ainda não tinha visto o novo visual da sua cozinha: belíssimo! Beijo! :)

Camila L said...

Cláudia, esse museu do café me deixou curiosíssima! Preciso conhercer!

Cláudia A., café gelado é pra quem é viciado em café mesmo mas que não suporta bebidas mto quentes no verão. Assim a gente não fica sem ele ;)

Sílvia, é mto bom não é?

Obrigada, Luna! Sua cozinha tb tem estado cheia de delícias!

Cris said...

Amei esta sua receita! Hum, deixa ver, apesar do friozinho, fiquei com vontade de experimentar!!!