Monday, May 28, 2007

Happy First B-Day! - Mini Bolinhos Mesclados com Morango


Eu fiz estes mini-bolinhos no aniversário de 1 ano do meu caçula, em Abril passado. Não fiz nada daquelas festanças tradicionais aqui no Brasil, com tema, mesa de doces (o terror dos dentistas!), 100 convidados e tal. Fiz esses mini-bolinhos que ficaram bem bonitinhos e DELICIOSOS! Decorei a mesa com papel crepon, fiz um dip de cream-cheese para comer com batatinhas ruffles, suco de cajú e assim comemoramos nosso primeiro ano de alegria ao lado do nosso fofinho.

Aliás, decidi não me render à máfia das festas de aniversário que consomem anualmente nosso precioso tempo e dinheiro com mil e uma "exigências"... Envolva seus filhos no preparo do bolo (se for cupcakes melhor ainda! Podem ajudar na decoração!), chame os amiguinhos mais chegados, passem uma tarde num parque, leve uma cesta de pic-nic e você vai ver se eles não vão curtir do mesmo modo. Ainda mais com dois filhos, logo, logo os temas da Disney se esgotam, os buffets são um absurdo de caros e a mãe, como sempre, não aproveita nada.... Essa é minha opinião pessoal... quem sabe se eu tivesse mais $$ não pensasse assim :-)

Mas vamos ao que interessa: a receita dos bolinhos!

Ingredientes

Massa
-1-1/2 xíc. morangos picados
-1 1/4 xíc. açúcar cristal
-1 colh. chá raspas de limão
-2 xíc. farinha de trigo
-1 colh. chá fermento
-1/2 colh. chá bicarbonato de sódio
-1/4 colh. chá sal
-1/2 xíc. (1 stick) de margarina em temp. ambiente
-3 ovos
-1 colh. chá de baunilha
-3/4 xíc buttermilk ***

Cobertura:
-Chantilly em spray
-9 morangos cortados na metade ou em quartos
-1/4 xíc. geléia de morango amolecida
1. Pré-aqueça o forno a 180 graus. Forre 18 fôrminhas com copinhos de papel manteiga para muffins .
2. Misture os morangos picados com o 1/4 do açúcar cristal e raspas de limão numa panela. Cozinhe em fogo médio por 8-10 min. até a mistura engrossar. Deixe esfriar completamente, aprox. 1 hora.
3. Misture a farinha, fermento, bicarbonato de sódio e sal numa tigela grande.
4. Bata à parte a margarina e o restante do açúcar cristal até ficar um creme fofo, aprox. 5 minutos. Acrescente os ovos, um por vez, batendo após cada adição. Junte a baunilha.
5. Em velocidade baixa, adicione a mistura de farinha na de manteiga em 3 adições, alternando com o buttermilk e terminando com a farinha.
6. Acrescente a mistura de morangos com uma espátula, criando uma mescla. Divida a massa igualmente nas fôrminhas previamente preparadas.



7. Leve ao forno por 18 à 20 minutos ou até que, ao leve toque dos dedos, os bolinhos afundem e voltem. Deixe-os esfriar por uns 20 minutos depois de assados fora do forno.
8.Decoração: cubra toda a superfície com o spray de chantilly. Passe os morangos fatiados na geléia de morango amolecida e decore cada bolinho com 2 fatias.

*** buttermilk caseiro: para cada xíc. de leite adicionar uma colher (sopa) de vinagre ou suco de limao. Deixar descansar por 10 minutos antes de utilizar (
dica da Fer que usou a dica da Ana. Eu faço a olho, dando uma bela esguichada de vinagre na xícara de leite).

10 comments:

Cris said...

You rock!!!! Welcome back!!! Também já aderi a esta prática, nossos aniversários de crianças são só membros da família e tudo simplificado, eles curtem muito! Bjs!

Anonymous said...

Que bom que voltou, Camila!!!
E de altíssimo astral :D

beijos

Eli said...

Camilia você não pode imaginar como fiquei feliz em saber que voltou!! Olha concordo com você, também não gosto desse aniversários tradicionais. Que lindos os bolinhos!!

Karen said...

Gostei muito desses bolinhos! Não tenho filhos, mas se tivesse, também não faria festanças!

Fer Guimaraes Rosa said...

Camila, bem-vinda! :-)
E parabens para o seu filhinho! Otima pratica essa dos bolinhos caseiros. E uma banana para esses money makers de buffets exploradores. Um beijo,

Cláudia said...

Oi, Camila, eu sou a Cláudia da koinonia da Cínthia, conheço sua mãe e você também, quando vc levou sua filhinha ainda amamentando uma vez lá. Estou contente por você estar na turma de novo, porque também sou nova, comecei em abril.
Mudando de assunto, também concordo com você com relação às festas. Sempre faço em casa e as criançãs adoram.
Bjos
Cláudia B. =^.^=

Cinara said...

Bem vinda de volta, Camila! E adorei seus bolinhos, super lindos e feitos com muito amor... ;o) Só não vou entrar na questão das festas, porque embora eu cozinhe bastante em casa, acho que os buffets infantis foram a invenção do século! Um grande beijo e estou aguardando mais de suas receitas deliciosas!

Cláudia A. said...

Olá Camila, muito lindos os cupcakes, mais lindo ainda é o seu filhinho fazer 1 ano. Que coisa fofa. Concordo com o seu ponto de vista sobre as festas infantis, acaba ficando muito mais gostoso quando as crianças participam. Li o seu post anterior e deixo aqui o meu abraço e a certeza de que sua família será consolada. Um beijo.

Camila L said...

Olá, Meninas! Muito obrigada pela visita de vocês, que nunca desistiram de mim :p. É muito bom estar de volta!

Cris, querida, como sempre minha maior incentivadora.... Obrigada!

Dadi: qta honra ter vc aqui logo de cara!!

Oi, Eli! Obrigada pelos incentivos tb! E aposto q as festinhas de seu filhote sempre têm cada delícia...

Karen: vc não precisa do pretexto de uma festa infantil para experimentá-los. Ficam bom mesmo, como morango de verdade!

Oi, Fer!!!! Pois é, acho um absurdo o q esses buffets cobram pra servir fritura pra turma! Sem falar q nunca fui num q o brigadeiro era brigadeiro de verdade, sempre uma massa estranha :s

Olá, Cláudia! Benvinda!!! Já ouvi de vc sim e estou curiosa para conhecê-la pessoalmente! Quem sabe num desses domingos à noite na igreja a gente não se cruza? Adorei seu cantinho tb!

Oi, Cinara! Que bom tê-la por aqui já tão rápido! Ainda bem q ainda arranja um tempinho pra passar aqui... Os buffets têm sim seu lado bom, mas eu não consigo abrir mão do lado negativo... ahahah Mas é sempre bom ir de vez em quando num... Beijão!

Olá, Cláudia A.! Benvinda aqui! Obrigada pelas palavras carinhosas. Estamos muito felizes com nosso pequenino. Só alegrias nessa idade! Volte sempre!

A Dona do Bloguinho said...

Camila,

que bom que você voltou!
Lindo seus bolos e tenho certeza qyue a festa foi muito original e gostosa!

Fica bem, bjs,

Raquel